ENSINO
O mundo atual impõe aos educadores e aos jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.
As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo – atento a uma realidade que se transforma a cada momento.
Formar o jovem para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos multimidiáticos infindáveis que acenam para uma revolução cultural tão transformadora quanto foi, no seu tempo, a invenção da imprensa.
A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, de uma compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência lingüística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica e a formação ética e para a cidadania, além do domínio dos modernos recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.
Estes são os caminhos. São estes os ideais que alimentam a nossa proposta educacional.
MENSAGEM AOS PAIS
O período de 0 a 6 anos é o mais importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que servirá, primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior.
O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se.
Nesse processo de formação, muitas crianças se sentem desorientadas, perdidas, o que pode ter graves reflexos na vida adulta.
É aí que entra o trabalho da Educação Infantil, proporcionando um conjunto de meios, materiais e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos.
No COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR, a Educação Infantil é levada muito a sério.
Neste sentido, trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores.
Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade.
E, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, idéias, atitudes e direitos dos outros.
A proposta educacional do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR é sempre pautada pelo respeito à criança.
Esta é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências através das linguagens do ser humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento.
Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Enfim, nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.
Estímulo à Autonomia da Criança
A escola infantil é para as crianças muito mais do que um local de recreação. É um espaço lúdico, de sociabilização, de troca, de desenvolvimento emocional e físico.
Valorizamos o que a criança quer e faz por si só. Ela é incentivada a perceber a si e aos outros, cuidar de seu corpo e do que lhe pertence, ousar sempre agir com independência e segurança, saber do que é capaz e tentar superar-se sempre.
Esse incentivo também se dá com o auxílio do material didático, que é inventivo, inovador e atende aos interesses do aluno integralmente.
Utilizando-se de figuras auto-adesivas, a criança estabelece relações matemáticas, percebe conceitos, complementa detalhes. Nessa prática, a criança é autônoma para inventar, inovar e expressar-se também por meio da colagem, da dobradura, da pintura, do desenho, do recorte e das mais variadas formas de oralidade.
Aprendizado pela Ação e Experimentação.
A aprendizagem é o processo pelo qual um comportamento, ou a disponibilidade para um comportamento, é modificado pela experiência.
Refere-se tanto à aquisição de uma resposta inteiramente nova quanto à mudança de uma determinada conduta já presente no repertório da criança.
Com essa consideração, o trabalho da Educação Infantil do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR permite à criança a experimentação, a prática da análise e da síntese, através de atividades que a levam a desenvolver a percepção, a capacidade de comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que parte do concreto para o abstrato.
Alfabetização Com Prazer
A criança comunica-se não só por meio de palavras, mas também de sons, gestos e ações. Por isso, a alfabetização não se limita à leitura e à escrita – ela se estende a todos os níveis da vida social.
Para que esse processo se dê com eficácia, é preciso que APRENDER INCLUA PRAZER. Aprende-se mais e melhor com a troca de informações e experiências; não basta só memorizar, é fundamental exercitar a imaginação criativa.
Na Educação Infantil do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR, a alfabetização é concebida como um processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais. Para que isso aconteça, temos uma metodologia que promove nas crianças o desejo de lidar com o código alfabético.
Investigando e descobrindo seu próprio nome e palavras que para elas tenham significado, chegam aos textos, músicas, poesias e parlendas.
Tem-se, então, um aprendizado de caráter ativo, profundo e dinâmico, inserido em um contexto real e significativo. O aluno pesquisa, apresenta sempre as suas hipóteses e questiona as experiências que já traz consigo.
visa:
1- transmitir e perpetuar a herança cultural;
2- refletir sobre essa herança e examiná-la;
3- criar e inventar;
4- estar sempre em sintonia com os acontecimentos, isto é, atualizada e aberta a novas invenções;
favorece:
1- o desenvolvimento da autonomia;
2- a ação, interferindo adequadamente no processo de desencadear o raciocínio, na busca de soluções para os problemas encontrados;
3- a livre expressão;
4- a interação, a discussão, a argumentação;
5- a troca de experiências;
6- a adaptação da criança ao seu meio ambiente;
7- a motivação para a aprendizagem;
possibilita:
1- a valorização do que a criança já sabe e do que puder descobrir por si só;
2- a afetividade e o profissionalismo do corpo docente;
3- um ambiente rico e prazeroso;
estimula:
1- ações corporais;
2- ações sobre objetos: tocar, levantar, jogar, chutar, cheirar, saborear, olhar, escutar etc.;
enseja:
1- que cada criança realize sua própria aprendizagem.
Idealizado com a intenção de favorecer a formação da criança, o currículo está estruturado nas seguintes áreas de atividades:
1- Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas
2- Códigos, Comunicação, Expressão e Representação
3- Natureza e Cultura
4- Movimento
5- Música
6- Artes Visuais
7- Educação Física
8- Inglês
9- Informática
10- Ensino Religioso
Programação
A programação envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outros itens, a educação física e os jogos, a educação sensorial, a sociabilização, a prática do pensamento criador e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
As atividades individuais e coletivas processam-se através de estudos dirigidos de educação artística, por meio da música, das artes visuais, da dança, do teatro e da exploração do meio extra-escolar, através de excursões e visitas a vários locais.
Essa investigação da realidade inicia-se com a exploração da escola (espaço físico e trabalho dos funcionários) e segue de acordo com os interesses e necessidades da criança, proporcionando-lhe um enriquecimento experimental das atividades propostas em sala de aula.
Avaliação
A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança e de aspectos característicos de seu processo de aprendizagem em cada uma das áreas da programação adotada na Educação Infantil, respeitando o desenvolvimento dentro de cada faixa etária.
Bimestralmente é elaborado um relatório de cada aluno, que retrata sua evolução nos aspectos físico-motor, emocional, intelectual, social.
Esse procedimento é de fundamental importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas pelo aluno, bem como deficiências no aproveitamento provocadas por agentes afetivos, orgânicos, sociais etc. Presta-se também a recomendar providências que conduzam à resolução do problema.
Disciplina, Valores e Cidadania
O papel da escola é fomentar essa criatividade e, a partir de exemplos do cotidiano, introduzir valores sociais e humanos, que orientarão sua conduta durante toda a vida. Por exemplo: solidariedade, amizade, união, organização, disciplina.
A introdução desses conceitos ultrapassa os limites da sala de aula e se estende para as atividades práticas.
O Jeito Objetivo de Ensinar
A proposta do Colégio Objetivo para a Educação Infantil prima pela valorização que se dá ao ritmo de cada criança, às suas próprias descobertas, às fortes e, por que não dizer, saudáveis ligações que mantém com o mundo imaginário.
O mundo é farto para as explorações de cada um e o papel da escola é fomentar o descobrimento de novas conquistas.
Os professores acompanham, individualmente, o desempenho do aluno, suas relações com a família e com os amigos de classe.
Semana de Adaptação
Em todos os dias da primeira semana de aula, espera-se a criança com atividades diferentes, proporcionando-lhe, assim, uma recepção festiva e um entretenimento agradável.
Vivências
No COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR os ambientes são estimulantes e adequados ao desenvolvimento de atividades práticas e dinâmicas, através das quais o aluno constrói, comprova e sedimenta o conhecimento teórico.
Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas
Em Lógica Natural e Atividades Pré-Numéricas, a criança exercita a manipulação de materiais concretos antes de assimilar conceitos abstratos, o que evita a mecanização de técnicas sem uma real compreensão.
As vivências nessa área são muitas. Realizadas várias vezes por semana, introduzem as matérias a serem trabalhadas posteriormente.
Códigos, Comunicação, Expressão e Representação
Na Educação Infantil, as crianças devem utilizar a linguagem como meio de comunicação, expressão do pensamento, dos sentimentos e das vivências, representação e modificação da realidade.
Cada criança, durante toda a escolaridade, como leitora e produtora, faz experiências da utilidade e das diferentes funções da linguagem, do poder que dá o domínio suficiente da escrita e do prazer que pode proporcionar a produção de um texto escrito.
Inglês
O Inglês para as crianças deve ser dinâmico, alegre e vivo. Deve despertar o gosto e o interesse dos pequenos pelo idioma. Aos poucos, a criança se familiariza e assimila os elementos da nova linguagem, seguindo o mesmo processo de aprendizagem da língua materna.
Primeiramente tem contato com as palavras de forma passiva, ou seja, escutando e procurando associar o significado delas. O segundo passo é falar, depois ler e, por último, escrever.
Natureza e Cultura
Aulas práticas em que os alunos obtêm respostas às suas dúvidas e curiosidades, reproduzindo fenômenos ao alcance de seu conhecimento. A investigação é constante.
Artes Visuais
Um ambiente propício ao desenvolvimento da criação, do raciocínio lógico-espacial e da sensibilidade estética nas aulas de artes visuais. Praticam também teatro e dança, o que desinibe e sociabiliza a criança.
Música
Vivenciando música, os alunos desenvolvem o gosto e a sensibilidade musical e a expressão corporal. Durante o ano letivo, as comemorações realizadas na Educação Infantil do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR contam com apresentações dos alunos em números musicais e dramatizações.
Dança e Esportes
A dança e os esportes estimulam o convívio social, a coordenação motora e a capacidade de a criança descobrir o próprio corpo, seus limites e suas potencialidades. Os professores e coordenadores de cada área respeitam as limitações e o ritmo de cada um.
Educação Digital
Na Informática, o aluno tem contato com vários programas complementares ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas, revisando as matérias estudadas em sala de aula com o suporte de um outro recurso, o computador (multimídia).
Biblioteca
No COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR, o livro é valorizado como recurso pedagógico e estímulo à criatividade, além de ser um canal privilegiado para a exploração do mundo.
Daí a necessidade de despertar na criança o interesse e o hábito da leitura.
É com esse objetivo que a Educação Infantil mantém um espaço especial para leitura, com uma atmosfera íntima e aconchegante, visando tornar prazeroso o ato de ler.
Os livros ficam ao alcance das crianças, de modo a favorecer a livre escolha e a satisfação de interesses e necessidades inerentes a cada uma delas.
A escola dispõe também de uma bibliografia para informação do professor, a fim de que o trabalho seja sempre fértil e seguro.
Cozinha Experimental
É um espaço reservado a descobertas significativas que proporcionam fundamentação para qualquer conteúdo que será explorado.
Através do prazer culinário, o saber mistura-se ao sabor do aprendizado, seja preparando um simples biscoito até um requintado prato.
O processo cognitivo se estabelece ao serem exigidas: organização; atenção; habilidades motoras específicas.
A Escolha Ideal
A Educação Infantil do COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR oferece tudo isso em um espaço físico projetado para atender plenamente aos interesses de seus alunos.
Educadores extremamente capacitados são devidamente orientados a promover o desenvolvimento integral das crianças, utilizando o material didático mais avançado.
Nosso compromisso é possibilitar meios, materiais, oportunidades e condições para que o processo ensino-aprendizagem aconteça de maneira tranqüila, prazerosa e eficaz.