Colégio Objetivo - Unidade Ivaiporã

Histórico


SEDE ATUAL DO COLÉGIO

 

O jeito Objetivo de ensinar começou em uma casa na Vila de Furnas, na Rua Lavras nº 5, na cidade de Ivaiporã, mantida pela Escola Evangélica Lápis de Cor, criada e autorizada a funcionar inicialmente com o curso da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, em 1999.


A Escola Lápis de Cor, nasceu de um sonho de uma escola que tivesses um posicionamento diferente, face às novidades que se fazem conhecer hoje no campo da educação.

 

No inicio éramos uns poucos brincando, compartilhando, experimentando e aprendendo.
No ano de 2004 sentimos necessidade do uso de um sistema de ensino que viesse de encontro com a nossa proposta pedagógica, foi então que fizemos a parceria de sucesso com o Sistema Objetivo de Ensino.

 

Tinham à disposição professores criativos, que elaboravam as aulas e material didático exclusivo. O sucesso foi tão grande que só fez fomentar a necessidade de se criar uma Escola voltada para o mundo, para o futuro.

 

As primeiras salas de aula do Fundamental 2 só surgiram em 2007, com a construção da unidade localizada hoje na Rua Mato Grosso, 105, para comemorar este ciclo que se completava, a escola armou uma grande reinauguração, com diversas atividades artísticas sendo proporcionadas a toda a comunidade.

 

De lá para cá, o prédio foi sendo ampliando e a estrutura física do Colégio Objetivo acabara crescendo em 2008 com a implantação do Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibulares.

 

 

Neste ano de 2010, também abrimos as portas para a Universidade Paulista – UNIP, Interativa, com diversos cursos de Graduação e Pós Graduação.

 

Com processos e métodos próprios de ensino que se revelaram verdadeiramente eficientes, o Colégio Objetivo solidificou a sua história em toda a região.

 

A confiança e a credibilidade do Colégio foram conquistadas por manter-se sempre atualizado, por acompanhar sempre as transformações sociais, tecnológicas, inovando, incentivando o aprender-fazendo, o educar para a pesquisa, para a formação de pessoas cientes de seu papel na sociedade. Frutos esses que podem ser colhidos nos alunos que passaram e gravaram a sua presença na memória da instituição.

 

Objetivo no Brasil

 

Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 1965, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto a fundar um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo.

 

O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituição de ensino do Brasil.

 

Em 1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio. Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista – UNIP, atualmente a universidade que mais cresce no país.

 

Em 1974, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

 

Em 1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores e pesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação das mais diversas atividades educacionais.

 

Em 1988, as Faculdades Objetivo transformaram-se na Universidade Paulista – UNIP, com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura. Em 1992, foram implantados cursos de pós-graduação voltados tanto para aperfeiçoamento e especialização profissional como para pesquisa.

 

Hoje, a instituição abrange o ciclo completo do sistema educacional brasileiro, da educação infantil à pós-graduação universitária.

O Objetivo foi a primeira instituição de ensino brasileira a integrar o Conselho Mundial para Superdotados, em reconhecimento ao seu programa de incentivo ao talento (POIT).

 

Aulas via satélite (Projeto Ensat), via Internet, por CD-ROM ou em plena natureza (Projeto Paranoá, Escolas do Mar e da Natureza). Robótica, inteligência artificial, sistema de TV interno, Teatro-Laboratório, "Salas de Aula do Futuro" e, o próximo passo, televisão digital interativa – todas essas iniciativas confirmam o pioneirismo do Objetivo ao longo de seus quarenta e um anos de vida.

 

Afinal, desde o início de suas atividades, o Centro Educacional Objetivo apóia-se sobre a idéia de que a educação tem um compromisso com a realidade em constante mudança. Para tanto, opera de modo flexível e dinâmico, com os olhos postos no futuro. Envolve crianças e jovens no ritmo dos avanços tecnológicos. Faz da educação continuada dos alunos e professores o eixo de suas preocupações.