Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são aspectos importantíssimos que contribuem para a realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o indivíduo para enfrentar o mundo que transforma a si e a tudo em ritmo acelerado.
Revoluções por minuto. Problemas que necessitam de soluções sempre para ontem. É preciso inteligência para perceber a importância de determinadas questões. É necessário espírito de liderança para enfrentá-las.
É importante criatividade para encontrar soluções. É fundamental persistência para não desistir diante das dificuldades.
O Colégio Objetivo preocupa-se em despertar nas crianças responsabilidade, posicionamento questionador, independência e senso crítico, com o intuito de formar adultos realizados pessoal e profissionalmente. Lado a lado, desenvolvem-se raciocínio e imaginação, razão e sensibilidade.
Incutir tais valores no aluno desde cedo é prepará-lo para enfrentar um mundo em constante e rápida transformação. É construir o futuro, hoje.
A proposta educacional do COLÉGIO OBJETIVO é sempre pautada pelo respeito à criança.
Esta é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências através das linguagens do ser humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento.
Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Enfim, nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.
A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo.
O apoio e a orientação ficam a cargo do professor, mas são os recursos tecnológicos e educacionais que oferecem a base desse projeto.
O COLÉGIO OBJETIVO elaborou processos próprios de ensino, que se revelaram da maior eficiência e cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno, por meio de programação científica orientada. Para isso, trabalham, permanentemente, pedagogos, professores e funcionários especializados.
No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança, na realização de cada uma das atividades.
O COLÉGIO OBJETIVO oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outras, a educação física e os jogos, a sociabilização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos de educação artística – música, artes visuais, esportes.
E, no âmbito extra-escolar, por meio de excursões e visitas a locais que aproximem o aluno da natureza. Há, ainda, o desenvolvimento da comunicação pelos métodos da pesquisa, da entrevista, da aprendizagem de uma língua estrangeira etc.
A orientação educacional visa a proporcionar ao aluno completa integração com a Escola, tanto no âmbito educacional quanto no social.
Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento.
É criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações – considerando a necessidade de receber o ensinamento de forma significativa –, levando-o à especulação, ao confronto.
O que se pretende é dar ao aluno condições para uma formação plena: além da informação, da transmissão e da troca de conhecimento, o aluno tem oportunidade de participar de atividades culturais e esportivas, descobrindo sua criatividade, suas tendências, seus gostos e desenvolvendo-os plenamente.
Dessa forma, propicia-se ao aluno – levando-se em conta suas dificuldades e seus anseios – um contato profundo e constante com o mundo que o cerca, capacitando-o a estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar-se solidamente para a vida futura.
Do 2º ao 5º ano
Os alunos recebem, para acompanhar as aulas, cadernos de atividades com teoria e exercícios específicos. Em dosagem adequada, há uma certa quantidade de tarefas que devem ser executadas, com a finalidade de fixação do tema e verificação da aprendizagem.
Os cadernos de atividades são divididos da seguinte forma:
1- Matemática e Ciências
2- História, Geografia e Português
3- Música
4- Inglês
5- Artes Visuais
6- Ensino Religioso
7- Espanhol
O aluno recebe ainda os seguintes materiais de apoio didático-pedagógico:
1- Pasta de jogos (Matemática);
2- Pasta de produção de texto (Português);
3- Jogo de quebra-cabeça sobre os sistemas do corpo humano;
4- Let's Have Fun (atividades complementares de Inglês);
5- Pasta com mapas;
6- Agenda escolar semestral;
7- Cadernos pautados.
O Processo de Observação
O processo de observação é diário e apresentado aos pais através de um relatório bimestral, a fim de propiciar a troca de informações.
Esse procedimento é de fundamental importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas pelo aluno, bem como as deficiências de aproveitamento, provocadas por agentes afetivos, orgânicos, sociais etc.
Presta-se também a recomendar providências que conduzam à resolução de eventuais problemas.
As provas específicas são bimestrais e marcadas com antecedência.
Os que faltarem deverão trazer comprovante legal ou apresentar justificativa por escrito, preenchendo o requerimento da substitutiva.
Ainda assim, deve-se frisar que realizar as provas junto com os demais colegas se reveste de especial importância, tanto para o bom desempenho como para o equilíbrio emocional do aluno.
Os alunos são avaliados não somente por meio de verificações mensais e provas bimestrais, mas também por seu desempenho global, considerando-se: lições de casa e trabalhos extras, organização e apresentação do material escolar, interesse, participação e produção em sala de aula.
O COLÉGIO OBJETIVO oferece um espaço físico projetado para atender plenamente aos interesses de seus alunos.
Educadores extremamente capacitados são devidamente orientados a promover o desenvolvimento integral das crianças, utilizando o material didático mais avançado.
Nosso compromisso é possibilitar meios, materiais, oportunidades e condições para que o processo ensino-aprendizagem aconteça de maneira tranqüila, prazerosa e eficaz.
PROGRAMAÇÃO PARA DATAS COMEMORATIVAS
Aproveitando várias datas (Dia do Índio, Dia da Meio Ambiente, etc.), o COLÉGIO OBJETIVO desenvolve uma programação de eventos culturais que favorecem a formação da consciência social sobre temas importantes, promovendo assim a integração entre professores, pais e alunos.
PASSEIOS PEDAGÓGICOS
Periodicamente, os alunos têm oportunidade de visitar locais que propiciam um enriquecimento experimental dos temas vistos em sala de aula.
Para tanto, são realizados passeios a fazendas experimentais, visitas a indústrias e museus, parques, jardins etc.
TEATRO
Datas são reservadas durante o ano letivo para espetáculos teatrais. As crianças assistem às apresentações na escola ou vão ao teatro.
As peças são escolhidas criteriosamente, para que sejam coerentes com o trabalho pedagógico e a faixa etária das crianças.
ACAMPAMENTOS
Os alunos são convidados a participar de acampamentos em que, ao lado da convivência social, também aproveitam para dilatar os horizontes do conhecimento.
Para tanto, procura-se realizar esses acampamentos em locais que, além de promoverem entretenimentos esportivos, também sejam propícios a atividades culturais como observações por telescópio, estudos geográficos e ecológicos etc.
TRILHA ECOLÓGICA
A trilha ecológica faz parte do Programa de Ciências e do Meio Ambiente. Os alunos descobrem toda a riqueza de vida encontrada nos vários ecossistemas, baseando-se na observação da harmonia e da diversidade biológica, numa sala de aula a céu aberto.
Toda a estrutura é montada para a finalidade primeira, que é a conscientização para a preservação do meio ambiente e a formação de novos pesquisadores.
O respeito pela liberdade, pela dignidade humana e pela natureza deve nortear todas as atividades educacionais.
Visa ao desenvolvimento corporal completo, por meio de jogos e atividades orientadas. Nesta área, o que se pretende é educar corporalmente o estudante, ensinando-o a andar, correr, pular, respirar, alimentar-se etc.
O Objetivo também trabalha, através do esporte, aspectos como disciplina, respeito ao corpo, cooperação entre colegas e fortalecimento do espírito de equipe.
ESCOLA DE ESPORTES
Por meio da Escola de Esportes, o COLÉGIO OBJETIVO oferece aos seus alunos a oportunidade de desenvolver o equilíbrio emocional, a boa forma física e a autodisciplina.
O COLÉGIO OBJETIVO tem consciência da importância de uma formação saudável que desenvolva o espírito esportivo, a interação social e a autoconfiança.
Para tanto, são ministradas aulas de várias modalidades esportivas: esportes de quadra, tênis de mesa, xadrez e dança e karatê.
DANÇA
A dança está associada ao metabolismo aeróbico, promovendo o bem-estar dos alunos, através de um imediato aumento da disposição geral e, a longo prazo, da melhoria da autoestima e da imagem corporal.
KARATÊ
A filosofia desse esporte milenar é incutir no íntimo do praticante o respeito pelos princípios da máxima eficiência, da prosperidade e dos benefícios mútuos e da suavidade para poder atingir, individual e coletivamente, seus estados mais elevados e, ao mesmo tempo, os mais desenvolvidos na arte de ataque e defesa.
Essa atividade física estimula a oxigenação no cérebro, a movimentação de músculos e proporciona uma vida mais saudável e disciplinada aos alunos praticantes.
XADREZ
O xadrez vem se firmando cada vez mais como uma grande ferramenta na Educação, pois é um fator importantíssimo para o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração, memorização, disciplina, base matemática, entre outros.
As aulas acontecem num espaço onde o lúdico e o lógico se encontram.
Os enxadristas participam de vários torneios escolares, inclusive, são atletas do Objetivo, campeões e vice-campeões brasileiros de xadrez.
TÊNIS DE MESA
Reflexo e inteligência são os requisitos básicos para a prática do tênis de mesa, que é um esporte olímpico e possui muitos praticantes no mundo inteiro.
Além disso, é considerado um dos esportes que mais utilizam o cérebro, melhoram a circulação sanguínea e desenvolvem a disciplina e a coordenação.
Os mesatenistas participam de vários torneios escolares, inclusive, são atletas do Objetivo, campeões brasileiros e sul-americanos de tênis de mesa.